Caminhando com crianças no Tejo em Toledo

Uma das rotas que mais gostei e as meninas que desfrutamos durante a nossa visita a Toledo, juntamente com a pequena viagem de trem que eu já falei, foi o "caminho ecológico", que faz parte dos Caminhos Naturais do Tejo. Andando com crianças pelo rio em Toledo, apreciar o som das águas e da natureza, com um esplêndido sol de inverno, é uma experiência inesquecível.

Enfatizo o sol de inverno, porque essa mesma rota ao longo da margem oposta do Tejo, que permanecia à sombra naquela hora da manhã, seria impensável (havia congelado à noite e a temperatura ainda estava congelando).

Mas essa estrada que atravessa a rocha íngreme onde Toledo se senta era grata pelos raios do sol, e nós até passamos o casaco. Tivemos muita sorte porque no dia anterior tivemos que nos retirar para o hotel porque estava chovendo muito.

Se você quer conhecer com seus filhos o Toledo judeu, o cristão, o Toledo del Greco, as lendas ou o muçulmano, não podemos esquecer o Toledo natural, menos conhecido, mas muito interessante e especial. Além disso, longe da agitação dos monumentos mais conhecidos de Toledo, algo que também é apreciado.

O "caminho ecológico" é uma estrada que Toledo freqüenta para a caminhada ou a prática de esportes, e a qual podemos acessar caminhando de alguns parques de estacionamento próximos.

Fizemos isso atravessando a Nova Ponte de Alcántara em direção a Toledo, onde esta estrada começa entre rochas e sobre o rio que nos deixa com excelentes vistas panorâmicas sobre o imenso Tejo e as pontes de entrada para Toledo, a Ponte Alcántara ou o Castelo San Servando em frente em uma colina ... Este é um caminho que corre em um cantilever ao longo da íngreme margem direita do canyon.

Você também pode acessar a estrada a partir de algumas ruas de Toledo ou da ponte San Martín. Trata-se de uma caminho que faz fronteira com a cidade de Toledo seguindo o curso do rio Tejo, um caminho para pedestres, pavimentado em algumas seções e caminho em outras.

Somos acompanhados pelo orvalho das plantas e pelo som dos pássaros e da água, várias paradas nesta ou naquela rocha, ou ao lado desta ou daquela planta. Também encontramos sinais que indicam que esse caminho pertence à Rota Quijote, onipresente na área.

Perto do rio é possível observar garças e garças, diferentes espécies de garças, galeirões e martelos, gargantas e camarões, galos e marrecos, gaivotas e corvos-marinhos. No total, mais de 70 espécies de aves no Tejo passam por Toledo.

A câmera não para de funcionar, nós amamos este passeio em família relaxante Para começar o dia e aproveitar ao máximo antes de entrar em Toledo e fazer visitas mais monumentais.

A estrada é bastante larga (da estrada parecia menor), é bastante segura (embora alguns sinais avisem sobre o perigo de deslizamentos de terra) e possui uma cerca de proteção no lado com vista para o rio, mas com espaço suficiente para uma criança tentativa autônoma de "espiar", então não vamos perdê-los de vista.

O caminho continua ao longo da margem oposta do rio, e também é recomendável que a temperatura seja agradável, embora, como eu disse, nessa época estivesse muito frio na sombra. Mas à tarde, já ao sol, ou em outra época do ano, a caminhada ao longo do Tejo em Toledo é ideal para crianças e "espalhar".